I SELTE: Seminário destaca a importância da segurança e qualidade do fornecimento de energia

Selte-3-de-setembro-054

O segundo dia do I Seminário de Linhas de Transmissão – SELTE continuou as discussões sobre tecnologias avançadas aplicadas ao setor elétrico. O destaque foi o tema “Gêmeos digitais de instalações de alta tensão para gerenciamento de riscos operacionais”, apresentado por Maxwell Martins de Menezes, da Enline, que explicou como essas réplicas digitais podem otimizar a gestão de riscos principalmente quanto a gestão de vegetação, na identificação e prevenção de incêndios perto da faixa de servidão, utilizando a tecnologia VSC (Voltage Source Converter ou Conversor de Fonte de Tensão, em português).

Na sequência, Paulo Cesar Vaz Esmeraldo, da Powerconsult, abordou as “Ações em direção à sustentabilidade energética considerando novas tecnologias em transmissão: UATCA e UATCC”, discutindo soluções inovadoras para tornar a transmissão de energia mais sustentável.

Outro aspecto importante foi a “Utilização de novas tecnologias para o monitoramento de linhas de transmissão aéreas por meio de imagens de nano satélites”, abordado por Demetrio Venicio Aguiar, da Cemig. Ele apresentou dados preocupantes sobre a presença de famílias que invadem áreas próximas às linhas de transmissão em busca de moradia, cerca de 30 invasões por mês. Essa nova tecnologia emprega um drone que opera a 300 km de altura e permite a detecção de invasões em um perímetro mínimo de 9 m², obedecendo a resolução do pixel de 3×3.

O quinto painel, moderado por Antonio Augusto Bechara Pardauil, diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, trouxe novas perspectivas sobre a gestão de riscos em ativos de transmissão. Iony Patriota, da Tecnix, apresentou soluções para “Otimização de gestão de riscos em ativos de transmissão”, enquanto Angelo Braz Fadini Fabri, da Brametal, trouxe uma “Proposta de testes virtuais de carregamento em postes para linhas de transmissão”. Já Luiz Felipe Alvarenga, da ONS, destacou as “Interações entre novas linhas de transmissão e subestações existentes”, discutindo os desafios dessas integrações. O seminário concluiu com discussões sobre inteligência artificial aplicada à gestão de riscos e o uso de tecnologias como realidade virtual para treinamento em inspeção de linhas de transmissão.

O sexto painel, com o tema “Aspectos do desempenho de materiais e insumos aplicáveis à O&M de Linhas de Transmissão”, moderado pelo consultor Ricardo Gonçalves, apresentou inovações tecnológicas significativas. Rodrigo Mateini, da Hitachi Energy, detalhou a “Aplicação de IA para mapear e prevenir perturbações causadas por vegetação, queimadas e invasões em Linhas de Transmissão”. Marcio Szechtman, da Huawei, apresentou uma “Solução inteligente para atualização da tecnologia de comunicação da transmissão”. Luiz Felipe Guajardo Semensato, da Taesa, discutiu um “Método de inspeção e classificação da severidade da poluição nas cadeias de isoladores em linhas de transmissão de 230 kV e 500 kV, através da intensidade do efeito corona”. Por fim, Lucas Gallinari Barbosa, da Neoenergia, apresentou um treinamento inovador de inspeção de linhas de transmissão em um ambiente imersivo utilizando realidade virtual.

De acordo com Josias Matos de Araújo, CEO da Eng Smart Lead, o evento foi um marco importante para o setor de transmissão de energia no Brasil, reunindo especialistas e profissionais em discussões fundamentais para o futuro da infraestrutura energética do país. “Com temas que abordaram desde modernização tecnológica até os desafios impostos pelas mudanças climáticas, o seminário proporcionou um ambiente de colaboração e troca de conhecimento”, afirmou.

Na avaliação de Mario Dias Miranda, presidente da Abrate, as inovações apresentadas, sinalizam um futuro mais eficiente e sustentável para o setor. “Ao final dos dois dias de debates, ficou clara a necessidade de contínuos investimentos e atualizações normativas para garantir a robustez do sistema de transmissão no Brasil, contribuindo diretamente para a segurança e qualidade do fornecimento de energia ao consumidor final”

Leia também: I SELTE: Seminário pauta o futuro das linhas de transmissão no Brasil

Share this :

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS VAGAS

Vagas limitadas