Pular para o conteúdo
logo-ii-selte

Palestrantes

Abertura

Palestra de Abertura
1º Painel: Estado da Arte da Inteligência Artificial no Segmento Linhas de Transmissão

2º Painel: Projetos de Linhas de Transmissão sob as Novas Condições Climáticas

3º Painel: Novas Tecnologias em Recapacitação e Traçados de Linhas de Transmissão
4º Painel: Gestão da Qualidade na Implantação, Fiscalização e Comissionamento de Linhas de Transmissão
5º Painel: Aspectos de Desempenho de Processos Aplicáveis a O&M de Linhas de Transmissão
6º Painel: Segurança e Inovação na Operação da Transmissão

Palestra de Encerramento

Desenvolva o seu conhecimento em um seminário dedicado ao tema com grandes especialistas do setor

minicurrículo

Fernando Colli Munhoz possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), mestrado e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2004 e 2008). Foi Acadêmico Visitante do programa de energia e desenvolvimento sustentável da Universidade de Stanford (primeiro trimestre de 2017) É Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 2007. Possui interesse em política energética, desenho de mercados de energia, regulação e desenvolvimento sustentável.

Secretário-Executivo Adjunto do Ministério de Minas e Energia – 06/2023 até o presente momento.

minicurrículo

Sandoval Feitosa é Diretor-Geral da ANEEL desde agosto de 2022. Servidor concursado desde 2005, ele trabalhou na fiscalização da Agência por 9 anos e foi Assessor da Diretoria em 2014. Em 2015, tornou-se Superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão e em 2017 voltou à Superintendência de Fiscalização. Foi Diretor da ANEEL entre 2018 e março de 2022. Formado em Engenharia Elétrica pela UFMA (2002), tem Mestrado pela UnB (2009) e MBA pela FGV (2017). Concluiu o curso Program on Utility Regulation and Strategy na Universidade da Flórida. Antes da ANEEL, trabalhou em empresas de distribuição e transmissão de energia elétrica e foi Diretor na ABAR de 2018 a 2020. Se interessa pela modernização do setor elétrico, transição energética, recursos energéticos distribuídos e impactos socioambientais da eletricidade.

minicurrículo

Thiago Guilherme Ferreira Prado é atual presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE | Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em planejamento e integração de sistemas de energia elétrica, Thiago Prado é o atual Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde lidera estudos estratégicos para subsidiar as políticas energéticas nacionais. Já ocupou posições de liderança no Ministério de Minas e Energia (MME), ANEEL, IBAMA e Eletronorte, e esteve diretamente envolvido em mais de 50 leilões de energia e projetos de transmissão que mobilizaram mais de R$ 100 bilhões em investimentos. Atua como Conselheiro nos Conselhos do ONS e EPE, além de integrar o Conselho Nacional de Política Energética. É Doutor em Sistemas Elétricos pela Universidade de Brasília, com especializações em políticas públicas, planejamento energético, segurança do trabalho e gerenciamento de projetos.

minicurrículo

Ricardo Cyrino é um executivo com mais de 35 anos de experiência no mercado de energia brasileiro.
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá em 1987, com MBA em Energia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2005 e Programas de Educação Executiva em Universidades dos EUA como Virginia e Georgetown entre 2005 e 2017.
Iniciou sua carreira na CPFL em 1988, depois passou pelo MAE, atual CCEE, onde foi gerente de operações entre 1999 e 2001.
Ingressou na AES Eletropaulo em 2001, ocupando posições executivas e em 2009, foi para a geradora AES Tietê tendo ocupado posições de diretoria e de vice-presidência até 2018.
Em 2019 foi Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia.
Entre janeiro/2020 e março/2022 foi CEO da Atiaia Renováveis, empresa do Grupo Cornélio Brennand.
Desde abril de 2022, é o CEO da Evoltz, transmissora de energia elétrica controlada pelo fundo Canadense Ontario Teachers Pension Plan – OTPP.
Foi conselheiro de diversas associações setoriais como APINE, COGEN, Abeeolica e Abragel.
Atualmente, é Conselheiro Suplente do Operador Nacional do Sistema – ONS e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Transmissoras de Energia Elétrica – ABRATE.

minicurrículo

Josias Matos de Araujo é engenheiro eletricista, mestrado em Sistema de Potência com mais de 40 anos de experiência no setor elétrico e na academia. Foi Secretário de Energia Elétrica do MME, Diretor de Regulação da Eletrobras, Presidente da Eletronorte, Presidente e Diretor Financeiro do CIGRE-Brasil, coautor de dois livros publicados pela Interciência, além da publicação de vários artigos técnicos em seminários nacionais e internacionais.

minicurrículo

Giácomo Bassi é engenheiro eletricista e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Negócios do Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência na regulação dos serviços de transmissão e na fiscalização dos serviços técnicos dos agentes de geração, transmissão e distribuição. Atua na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL há 20 anos e atualmente é Superintendente de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica, que engloba os serviços de geração, transmissão e distribuição.

minicurrículo

Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com especialização em Sistema Elétricos de Potência e pós-graduação em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Funcionário de carreira da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Eletrobras Chesf, desde 2004, tendo atuado como Gerente da Divisão de Gestão da Metodização e Suporte da Operação, entre 2012 e 2013, Gerente da Divisão da Qualidade da Operação, entre 2013 e 2016, Assessor da Superintendência de Operação, entre 2016-2017, e Superintendente da Gestão da Operação de Sistema, desde 2017. Atuou, também, na Companhia Energética do Ceará – COELCE, entre 2003 e 2004, e na STEMAC S/A Grupos Geradores, em 2003. Participa, como representante da Eletrobras Chesf, da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica – ABRATE, e de comitês técnicos coordenados pelo Comitê Brasileiros do Cigré e pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.

minicurrículo

Leandro Henrique da Silva é Engenheiro Eletricista, Pós Graduado em Engenharia de Energia, Pós – Graduando em Gestão do Setor Elétrico e Mercado de Energia, 22 anos de experiências no Setor Elétrico, Especialista em modelagem 3D de Sistemas Elétricos de Potência, CEO e Fundador da Virtual Engenharia.

minicurrículo

André Bueno da Silva é  Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Ilha Solteira.

Atua como Engenheiro de Manutenção no negócio de Transmissão da Neoenergia, com foco na operação e manutenção de linhas de transmissão de energia elétrica em alta tensão.

minicurrículo

Ricardo Abdo é executivo do setor de energia, com 24 anos de experiência em gestão de operação e manutenção de ativos de transmissão. Iniciou a carreira como engenheiro no ONS, atuando na área de proteção de sistemas elétricos. Na sequência atuou como engenheiro eletricista na área de engenharia de manutenção de linhas de transmissão de Furnas, vindo a se tornar gerente dessa área, função que exerceu por mais 10 anos. Em 2023, assumiu o cargo de gerente executivo de controle e comissionamento de ativos de transmissão na Eletrobras, área responsável pela implementação de reforços e melhorias de pequeno porte. Mais recentemente, desde junho de 2025, exerce o cargo de gerente executivo de gestão de O&M de Transmissão na Eletrobras. Além dessa função, desde 2022, é presidente do conselho de administração da Triângulo Mineiro Transmissora S.A. (TMT) e integrante do conselho de administração da Vale do São Bartolomeu Transmissora S.A. (VSB). Ao longo da carreira, liderou projetos estratégicos na Eletrobras, como: “Projeto Inspetor (Utilização de Drones para Inspeção de LTs)”, “Projeto de Estruturação do Processo de Implantação de Obras de Pequeno Porte (G&T)” e “Projeto para Segurança de Linhas de Transmissão em Áreas Agrícolas”. É autor e apresentador de trabalhos técnicos ligados a Transmissão em eventos como SNPTEE.
Liderou a Comissão de Patrocínios do XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (XXVI SNPTEE), realizado em maio/2022 no RJ e, entre 2015 e 2022 coordenou o Grupo de Trabalho de Linhas de Transmissão (GTLT) da Associação Brasileira das Grandes Transmissoras de Energia (ABRATE). 

minicurrículo

Douglas Vieira é o CEO da Enacom, empresa especializada no desenvolvimento de Gêmeos Digitais para planejamento e performance para o setor de energia. Com pós-doutorado em IA pelo Imperial College London (UK), doutorado em machine learning pela UFMG com período como pesquisador assistente na Universidade de Oxford (UK), tem mais de 20 anos de atuação e 150 publicações científicas. Coordenou diversos projetos de inovação paras as principais empresas brasileiras, incluindo, Cemig, Eletrobrás, ISA Energia, Aliança Energia, Norte Energia, Light, Energisa, entre outras. 

minicurrículo

José Mauricio Scovino é graduado em Engenharia, com especialização em Gestão de Projetos, Gestão Ambiental, Saúde e Segurança, Regulatório, Gestão Econômica e Financeira, Compliance e Comite de Sustentabilidade. Tem cerca de 24 anos de experiência no setor elétrico, e é membro do Conselho Diretor e Conselho Fiscal da ABRATE (Associação Brasileira das Transmissoras de Energia). Em 2001, ingressou no Grupo Elecnor como Gerente de Engenharia e atualmente ocupa o cargo de Diretor Executivo da Celeo Redes Brasil e Diretor Técnico das demais companhias do grupo, sendo responsável pelo desenvolvimento, implantação, operação e manutenção dos ativos de Transmissão e Geração de energia.

Mini Curriculo

Andrei Braga Mendes é  advogado com atuação no setor de energia há 20 anos. Pós-graduado em Direito da Regulação e em Desapropriações e Servidões Administrativas. MBA em Negócios do Setor Elétrico. Superintendente e Consultor Jurídico na Eletronorte S/A e na Amazonas Geração e Transmissão de Energia S/A de 2009 a 2021. Atualmente, exercendo o cargo de Gerente Jurídico na Eletrobras. Especialista em questões ambientais e fundiárias, com experiência em projetos de infraestrutura energética, incluindo a implantação de linhas de transmissão, assessorando processos de licenciamento ambiental e regularização fundiária.

minicurrículo

Caio Barra é  graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Sócio fundador da Tabocas Participações Empreendimentos S/A, onde atua como Diretor Presidente desde 1999. Com vasta experiência no segmento de Linhas de Transmissão e Subestação, atuou nas empresas Cetenco Engenharia S.A e Nativa Construções Elétricas S.A, de 1977 a 1983, consolidando sua carreira na concessionária Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A, entre 1983 e 2000, onde atuou como engenheiro residente, Superintendências de suprimentos e de construção ,e posteriormente diretor de planejamento e engenharia.

Mini Curriculo

João Felix Nolasco, Diplomado em Estatística e em Engenharia Elétrica UFMG – Detentor da Medalha de ouro do curso, Cursos de Especialização na Siemens e Mestrado na Alemanha, Professor de GTD na EEUFMG, Engenheiro da Cemig, onde ocupou vários cargos, concluindo como Chefe de Departamento de Linhas de Transmissão (1969-1993), Consultor em Planejamento e Estudos de Transmissão CA e CC(1994 até o presente), Membro da Cigré desde 1984, onde foi por 16 anos Coordenador do Comitê de Linhas Aéreas. Participou das Bienais da Cigré em Paris desde 1980.
Alguns trabalhos executados: Projetos Básicos para mais de 100 linhas, consultor de transmissão em AC e CC em vários países, como África do Sul, Chile, Peru, Bolívia, México, Argentina etc. Ministrou e continua ministrando cursos sobre linhas e sistemas de transmissão, como na Universidade do Cabo (África do Sul), Chile, Peru, Bolívia etc.
– Coautor do livro “Overhead Power Lines” (Springer Verlag – Alemanha) e um dos autores do”Green Book” do SC B2 da Cigré.
– Autor de várias Brochuras Técnicas da Cigré, todas em Inglês
– Coautor do livro “Sinfonia da Vida a quatro mãos”; autor do livro “Memórias de Viagens, Poesias e Sonhos”, Autor do opúsculo “Aforismos e máximas de Nolasco” e da respectiva tradução (em Inglês) “Aphorisms & Maxims from Nolasco” (5 edições)
– Cidadão Honorário de Florianópolis – SC, em 2016.

minicurrículo

Ceres é mestre e graduada em engenharia e doutora em economia (UFPE), trabalhou no Ministério, think tank (CGEE e IPEA), empresa de consultoria (IBYNY) e grupos de pesquisa (UNB, Gesel, USP). Coordenou grandes equipes e vários projetos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de economia de baixo carbono, atuando principalmente em: foresight tecnológico e estratégico; planejamento energético; regulação, programas e mecanismos de fomento; elaboração e avaliação de programas e políticas. Possui trabalhos com inovação, eficiência energética, energias renováveis, biocombustíveis; combustíveis avançados, cidades inteligentes e setores energos intensivos. Possui mais de 30 livros publicados, e coordenou mais de 40 projetos e participou de vários planos do governo federal e estadual.

minicurrículo

Leandro Marcos Magri é gerente da U.O. Planejamento e Logística de Projetos, Engie Brasil Energia.

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina; pós-graduado em Gestão da Inovação pela Ecole Nationale Superieure des Mines de Saint-Etienne (2009) e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral (2015).

Desde 2000 na Engie Brasil Energia, assumiu diferentes posições relacionadas à implantação de projetos associados à geração e à transmissão de energia elétrica, tendo iniciado na área de planeamento (2000 a 2007), atuando no acompanhamento de cronogramas de implementação de centrais termelétricas e hidroelétricas (UHE Machadinho, 1.140 MW; UTE William Arjona, 70 MW; UHE Cana Brava, 450 MW). Como Coordenador de Planejamento e Licenciamento do Projetos (2007 a 2017), foi responsável pelo licenciamento ambiental da UHE São Salvador (243 MW), do Complexo Eólico Trairi (115 MW) e do Complexo Eólico Campo Largo (326,7 MW), bem como dos sistemas de transmissão de energia associados. Posteriormente, como Coordenador de Planejamento e Implementação do Projetos (2017 a 2020), atuou no planejamento, no controle de qualidade, na gestão de saúde e segurança durante a implantação do Complexo Eólico de Umburanas (320 MW) e a Central Fotovoltaica de Assu V (30 MW), bem como os sistemas de transmissão de energia associados. No mesmo período, coordenou a desmontagem dos equipamentos que compunham a UTE Charqueadas, desativada em 2019. Atuou nas fases iniciais da implementação do Projeto Gralha Azul, que compreendeu a construção de aproximadamente 1.000 km de linhas de transmissão em 230 KV e 525 KV no Estado do Paraná. Desde o início de 2020 a fevereiro de 2022, ocupou o cargo de Diretor de Implantação do Projeto Novo Estado, que envolve a construção 1.805 km de linhas de transmissão em 500 KV, além da construção de uma nova subestação e a ampliação de outras três subestações preexistentes. Deste março de 2022, gerente da Unidade Organizacional Planejamento e Logística de Projetos, área dedicada à construção de empreendimentos voltados à expansão da geração e da transmissão de energia elétrica, cujas atribuições abrange temas intrínsecos à gestão da qualidade.

minicurrículo

Marcos Fernandes, Engenheiro Eletricista iniciou sua carreira em 2000 como engenheiro eletricista, focando em projetos de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. Trabalhou com importantes empresas no Brasil e no exterior, desenvolvendo mais de 15.000 km de projetos de corrente alternada e contínua. Atuando desde a elaboração de orçamentos, desenvolvimento de projetos e supervisão de todas as fases, participando de todos os leilões da ANEEL desde 2000. Em 2016, passou a atuar em concessionárias de energia elétrica, liderando e otimizando processos complexos, o que trouxe melhorias significativas na eficiência e inovação do setor. Atualmente é Chief Technology Officer (CTO) na Shemar Latam Holding, onde lidera iniciativas tecnológicas e estratégicas, e Diretor Presidente da SSP Transmissora de Energia, supervisionando a gestão completa da empresa.

minicurrículo

Celso Magalhães, Engenheiro eletricista, MBA Gestão de Projetos, MBA Executivo em Setor Elétrico de Energia. Há mais de dez anos no setor elétrico, atuou principalmente em construtoras, com desenvolvimento de negócios de grande porte no segmento de transmissão e renováveis. Em 2024, assumiu a Diretoria de Negócio da CTC Global empresa Americana desenvolvedora da tecnologia de condutores avançados ACCC.

minicurrículo

João José Alves de Paula é engenheiro especializado no Grupo Alubar desde 2021. Engenheiro eletricista por formação, João foi professor de Engenharia Elétrica e atua há 41 anos no setor de cabos elétricos, com experiência em áreas como Desenvolvimento de Produto, Engenharia de Processos e Controle da Qualidade. Colaborador ativo na normatização de cabos elétricos (ABNT, IEC), é coautor do Guia Média Tensão – Dimensionamento de Cabos (cálculo das tabelas de capacidade de corrente e fatores da ABNT NBR 14039, Revista Potência) e autor do livro Cabos Elétricos de Potência – Dimensionamento (Editora Blucher).

minicurrículo

José Luiz de Araújo Conte é diretor Comercial do Grupo Alubar, empresa líder na produção de condutores de alumínio para redes de transmissão e distribuição de energia elétrica. Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Pará e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC, atua na Alubar desde 2014, sendo quatro anos na Engenharia de Processos e sete anos no departamento Comercial. Atualmente, lidera negociações para fornecimento de condutores elétricos de alumínio para linhas de transmissão, tanto para projetos de leilão quanto em oportunidades que envolvam condutores especiais, como o ACFR.

minicurrículo

Paulo Augusto Nepomuceno Garcia é Doutor em Engenharia Elétrica com mais de 25 anos de experiência no setor de energia, atualmente é Diretor Técnico Comercial da TBE, grupo formado por 15 concessionárias de transmissão , atua também como consultor no desenvolvimento de novos projetos para a Alupar. Membro titular dos Conselhos de Administração da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE) e do Operador Nacional de Sistemas (ONS), com forte atuação institucional e estratégica no setor elétrico brasileiro. Liderou a implantação de grandes e complexos projetos de transmissão, além de coordenar reforços e melhorias. Possui ampla vivência acadêmica como professor da UFJF e professor visitante na University of British Columbia (Canadá), com mais de 70 publicações técnicas.

minicurrículo

André Luís Padovan é Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC, com Pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial (UFSC/2006) e MBA em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico (FGV/2018), atua como Gerente Executivo na área de Engenharia de Manutenção, envolvendo os ativos de Linhas de Transmissão, Subestações e Usinas. Em 22 anos na área de manutenção do Setor Elétrico, sendo 17 com foco em Linhas de Transmissão, acumulou experiências em diversos empreendimentos, participando de implantações, comissionamentos, manutenções preventivas e corretivas. Ao longo de sua carreira, tem se destacado pela liderança de equipes com foco em resultados e eficiência operacional. Com visão estratégica e conhecimento técnico, participa de projetos de inovação e grupos de trabalho como Abrate e Cigre.

minicurrículo

Carla Damasceno Peixoto é engenheira eletricista formada pela UFRJ (1982), com pós-graduação em Sistemas de Potência pela COPPE/UFRJ (1983–1984) e MBA em Gestão de Recursos Humanos pelo LACTEC-UFF (2018). Atuou mais de 30 anos na distribuidora de energia LIGHT SESA RJ (1984 a 2017) como gestora de projetos de construção civil e montagem eletromecânica, com foco na implantação de linhas subterrâneas de alta tensão (138 kV). Desde 2017, atua como consultora independente em projeto e construção de sistemas de transmissão subterrânea, colaborando com empresas como Mendes Holler, JVAZ, MPE, Geração 7 e UNOPS. É membro voluntária do Comitê de Estudo B1 (Cabos Isolados) do CIGRE-Brasil e do Study Committee B1 (Insulated Cables) do CIGRE Internacional, onde integra o Strategic Advisory Group (SAG), o Tutorial Advisory Group (TAG) e atua como Coordenadora do Customer Advisory Group (CAG), além de representar neste comitê o grupo Women in Energy. Foi diretora do CIGRE-Brasil na gestão 2019–2023. Autora de artigo no livro Energia em Transformação, lançado em 2025.

minicurrículo

Adriana de Castro Passos Martins é Engenheira Química pela UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Engenharia Metalúrgica com ênfase em Materiais pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Materiais para o Setor Elétrico pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Especializada em Materiais&Engenharia Química para o setor elétrico, com vasta experiência neste campo. Foi coordenadora do Comitê de Estudos D1 – Materiais e Tecnologias Emergentes – do CIGRE-Brasil. É especialista do Advisory Group Liquids and Liquid Impregnated Insulation Systems do CIGRE Study Committee D1 Internacional.
Possui conhecimento e experiência em Gestão de Ativos, com visão holística do Setor e capacidade de extrapolação a partir da análise de dados especializados até o impacto no negócio e na sociedade. Secretária de Mentoria do WIE (Women in Energy) Brasil.

minicurrículo

Leandro Lima, Engenheiro Eletricista e Mestre pela Universidade de São Paulo – USP, com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, atuando nos segmentos de transmissão e geração. Especialista em Gestão de Ativos e Gestão da Manutenção, com sólida atuação em planejamento estratégico, implantação de soluções técnicas e condução de projetos de inovação voltados à confiabilidade, disponibilidade e segurança operacional dos ativos.
Atualmente exerce a função de Gerente da Área de Planejamento da Manutenção da ELETROBRAS, sendo responsável pela gestão integrada de ativos, com foco na otimização do desempenho, dos custos e dos riscos, como suporte à tomada de decisão estratégica. Lidera o Comitê de Manutenção da ABRATE, fórum que promove a discussão e disseminação de melhores práticas de manutenção entre as empresas associadas, com destaque para o grupo técnico voltado às linhas de transmissão.”

minicurrículo

Luis Felipe Guajardo Semensato, Engenheiro Eletricista formado pela UFF, com MBA em Engenharia de Manutenção pela UFRJ e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-MG. Atualmente, cursando MBA Executivo em Setor Elétrico e Mercado de Energia na UCP. Atua no setor de transmissão de energia elétrica desde 2006 e, atualmente, é Engenheiro Especialista de Linhas de Transmissão na TAESA. É Coordenador do grupo técnico de linhas de transmissão (GTLT) da ABRATE e integra o Comitê de Gestão da Qualidade (CGQ) da ABRATE. Publicou trabalhos técnicos no ERIAC, SNPTEE e CBMGA, abordando temas relacionados a inspeção e manutenção de linhas de transmissão.

minicurrículo

Renato de Oliveira Aguiar, Engenheiro Eletricista formado pelo Centro Universitário – UMA, com pós-graduação em Transmissão e Distribuição de Energia pela PUC – Minas. Atua no setor elétrico desde 2000, onde iniciou como eletricista de rede e de linha de transmissão na CEMIG, e atualmente é Engenheiro de Manutenção de Linha de Transmissão na TAESA.

minicurrículo

Augustinho Simões é responsável na Synerjet pela operação e desenvolvimento de soluções com aeronaves não tripuladas (UAVs) voltadas a aplicações críticas em infraestrutura, meio ambiente, saúde e agronegócio. Liderança em projetos de inspeção e digitalização de ativos lineares — como linhas de transmissão e distribuição, rodovias, ferrovias e dutos — além de suporte a operações de mineração, segurança patrimonial e mapeamento de impactos ambientais. Atuação destacada no desenvolvimento de cadeias logísticas inteligentes para áreas rurais e urbanas, com foco em entregas de saúde e aplicações aeroagrícolas de alta performance, por meio de parcerias estratégicas com fabricantes globais de UAS 100% elétricos e automáticos.

minicurrículo

Tulio Machado Alves é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense. Desde fevereiro de 2018, atua como Diretor Executivo da Comissão Regional de Integração Energética (CIER). Possui mestrado em Gestão Empresarial, Desenvolvimento Gerencial, Análise Econômica de Investimentos e um Programa de Liderança em Gestão. Possui 42 anos de experiência no setor elétrico, tendo atuado nas seguintes empresas: MONASA, CELESC, CEMIG, EFFICIENTIA e USIMINAS. ➢ Foi também Sócio Consultor da Conexão Energía Ltda. e participou de diversos projetos de consultoria e treinamento na CELPA e no Grupo Eletrobrás (Brasil), ESEBA (Argentina), ANDE (Paraguai), UTE (Uruguai) e ENEE (Honduras).

minicurrículo

Carlos Do Nascimento é engenheiro na Cemig, com 36 anos de experiência em engenharia, inovação e desenvolvimento tecnológico para redes de transmissão e distribuição de energia elétrica. Com Ph.D. em engenharia elétrica pela UFMG em 2009, graduou-se em mestre em engenharia mecânica em 2000. Atividade principal em gestão de projetos com busca de ruptura tecnológica por meio de pesquisa e desenvolvimento na Cemig e formação de parcerias estratégicas, com mais de 10 patentes e 4 sistemas computacionais requeridos registros INPI. Curso de gestão em sucessão e liderança da Fundação Dom Cabral – FDC em 2011 pela Cemig Distribuição. Desde 2005, trabalha com desenvolvimento dos estudos na implantação de novas linhas aéreas e reformas, desenvolvimento e aplicação de condutores especiais, desenvolvimento de métodos computacionais e estatísticos de dimensionamento de linhas aéreas e rede de distribuição com procedimentos de O&M, robótica aplicada a linhas aéreas, novos conceitos em smartgrid e novos materiais como aplicação de sensores de fibras ópticas e projeto de condutores supercondutores. Atualmente, atua na coordenação da área de Planejamento e Engenharia de O&M de Linhas Aéreas da Diretoria de Geração e de Transmissão na digitalização de processos de O&M de Linhas Aéreas como inspeção por meio de nano satélites, uso de aeronaves para inspeção em ambiente digital e em realidade virtual com aplicação generalizada da inteligência espacial nos processos de O&M de Linhas de Transmissão.

minicurrículo

Ivan Camargo – UNB é Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília-UnB, Mestrado e Doutorado em Grenoble, na França. Foi Superintendente de Regulação do Serviço de Distribuição e Assessor da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL. Foi Decano de Ensino de Graduação da UnB, Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético. Foi Reitor da Universidade de Brasília (2012-2016). Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília-CEB.

minicurrículo

Sumara Ticom com 30 anos de experiência no Setor Elétrico, iniciou sua trajetória profissional em Furnas Centrais Elétricas, atuando na área de estudos de planejamento da expansão do sistema elétrico. Em seguida, ingressou no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na sua fundação, onde construiu uma sólida carreira em cargos técnicos e de gestão. No final de 2017, assumiu a Gerência Executiva de Planejamento Elétrico do ONS, sendo responsável por toda a cadeia de planejamento, de médio e curto prazos, da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em 2024, passou a atuar na Assessoria Executiva da Diretoria de Planejamento, apoiando o Diretor na gestão das áreas de Engenharia, Planejamento Elétrico e Energético do país. Possui forte atuação institucional, articulando-se com órgãos governamentais, entidades reguladoras, associações e agentes do setor para promover a inovação, a eficiência e a conformidade regulatória.Nascida no Rio de Janeiro, graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Possui especialização e pós-graduação em Sistemas de Potência pela Universidade Federal de Itajubá – FUPAI, em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, além de um MBA em Desenvolvimento Gerencial pelo IAG Educação Executiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.

minicurrículo

Fernando Diniz é engenheiro eletricista formado pelo CEFET-MG, com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da mesma instituição. Desde 2014, atua na com a disciplina linhas de transmissão, incluindo projeto, estudos de expansão e área de manutenção, tendo atuado nas empresas Tractebel, Alupar e ARGO. Atualmente, é Engenheiro de Linhas de Transmissão da ARGO ENERGIA.

minicurrículo

Renato Guimarães Ribeiro é Gerente de Expansão e Estudos da ISA ENERGIA BRASIL.


Engenheiro Eletricista formado na Universidade Federal de Itajubá e especialista pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha há 18 anos na ISA ENERGIA BRASIL, atualmente responsável pela área de Planejamento da Expansão e Estudos, tem experiência em estudos de planejamento, regulação setorial,  estruturação e viabilização de projetos e tem liderado as iniciativas de implantação de novas tecnologias no sistema de transmissão sob concessão da companhia, inclusive do primeiro projeto de baterias em larga escala instalado no sistema de transmissão brasileiro na SE Registro e do primeiro FACTS SSSC na SE Ribeirão Preto, ambos no Estado de São Paulo. Liderou também projeto de P&D em conjunto com o IABRATE referente a capacidade do mercado de atender as obras de transmissão planejadas. Atualmente também é coordenador do Comite de Expansão da ABRATE.

minicurrículo

Cristiano Eustáquio Ferreira possui 34 anos de experiência no setor elétrico, tendo atuado em grandes empresas de energia elétrica do Brasil. Ao longo de sua carreira, exerceu as funções de Técnico, Supervisor, Coordenador, Gerente e Gerente Executivo de Manutenção e, atualmente, é Gerente Executivo de Engenharia de Transmissão e Operação da Taesa. É graduado em Engenharia Elétrica e possui MBA em Energia Elétrica, Gestão Empresarial e Gestão de Projetos.

minicurrículo

João Batista Guimarães Ferreira da Silva é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1974. Foi professor de estruturas metálicas na Escola de Engenharia da UFMG de 1975 a 2011. Possui vasta experiência no segmento de engenharia, fabricação e implantação de linhas de transmissão de energia no Brasil e exterior. Trabalhou nas empresas Morrison-Knudsen, Mendes Júnior Industrial, Asea Brown Boveri, Quintas & Quintas e DAMP Electric, de 1972 a 2012. Atualmente é Diretor Técnico da Paranaíba Transmissora de Energia S/A. Foi presidente do CIGRÉ Brasil de 1999 a 2003, Chairman do SCB2-WG08 – Transmission Line Structures de 1995 a 2010 e atualmente é Chairman do CIGRÉ SC B2 TAG-05 Towers / Foundations / Insulators do Comitê de Estudos B2 – Overhead Lines da CIGRÉ Internacional.