Painelistas e Moderadores
Carlos Kleber – Cepel
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-RJ (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFRJ (2003, 2012). Pesquisador do CEPEL, atuando em pesquisa aplicada em linhas de transmissão e equipamentos, campos eletromagnéticos, aterramento, descargas atmosféricas e confiabilidade. Membro do CIGRE, atuante nos comitês B2 (linhas aéreas) e D1 (tecnologias emergentes). Foi professor em engenharia elétrica do CEFET-RJ. Secretário da comissão de estudo ABNT CE 003:011.001, tendo atuado na publicação e divulgação da norma ABNT NBR 5422.
Francisco Mesquita – ISA CTEEP
Atua em desenvolvimento de projetos eletromecânicos de linhas de transmissão há 10 anos. Tem ampla experiência na elaboração de projetos básicos e executivos, com atuação em mais de 1000 km de LT’s do SIN. Proficiente no uso de software PLS-CADD para modelagem e elaboração de relatórios técnicos. Competência em soluções técnicas e otimização de linhas de transmissão na etapa de CAPEX. Engenheiro Líder Técnico na ISA CTEEP dos projetos de Leilão de LT’s – Lote 07/2020 (Secc. LT 345 kV Ibíuna – Tijuco Preto para a Subestação Sul) e Lote 07/2023 (LT’s 500 kV Governador Valadares 6 – Leopoldina 2 – Terminal Rio). É membro integrante de P&D’s estratégicos da ISA CTEEP.
Douglas Braga – TAESA
Mestre em Ciências Mecânicas pela UnB (Universidade de Brasília), engenheiro eletricista e de produção, trabalha na companhia Transmissora Aliança de Energia Elétrica – Taesa como Engenheiro Especialista há aproximadamente 6 anos, possui MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e é Membro do Cigre – Grupo GTB2.07. Experiência de mais de 19 anos no setor elétrico especialmente com construção de linhas de transmissão e elaboração/análise de projetos com PLS-CADD, forte atuação como engenharia do proprietário e gestão de novos negócios no setor elétrico brasileiro. Experiência internacional na América do Sul, Ásia e Europa com projetos de linhas de transmissão e com participação em vários projetos de Linhas de Transmissão em Corrente Contínua e Corrente Alternada (69kV-525kV / +-800kV) desde o Projeto Básico até a fase energização do empreendimento. Possui vários artigos/informes técnicos publicados e apresentados nos maiores eventos do setor elétrico brasileiro, como SMARS, SNPTEE e ERIAC, com destaque para um dos informes técnicos (IT) aprovados e publicados que foi reconhecido com o título de “menção honrosa” no último SNPTEE 2023.
Pedro Henrique Soares Vilela – Neoenergia
Mestre em Engenharia Elétrica (Sistemas Elétricos de Potência) pela UFMG e MBA Executivo de Gestão com ênfase em Liderança e Inovação, pela FGV. Gestor e Especialista de Engenharia, com 17 anos de experiência e mais de 12 mil km de Linhas de Transmissão projetadas e construídas, de 230 a 500kV em corrente alternada e 800 kV em corrente contínua. Trabalhando de forma integrada na estratégia e gestão da execução em todo ciclo de vida dos projetos (desde os estudos de viabilidade na fase de “Pré-Leilão” à operação e manutenção dos ativos) de transmissão de energia elétrica. Associado desde 2016 ao Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil), como membro correspondente no Comitê de Estudos, CE-B2: Linhas Aéreas. Membro Titular do Comitê de Gestão da Qualidade para Projetos e Obras de LTs na ABRATE (Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica). Coordenador/Relator do desenvolvimento da Norma Brasileira (NBR) de Fundações em Estacas Helicoidais para Linhas de Transmissão Aéreas na ABNT.
José Alexander Araújo – UnB
Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) da UnB. Doutor em Ciências da Engenharia pela Universidade de Oxford (2000). Membro fundador do Comitê de Mecânica da Fratura e Fadiga da Sociedade Brasileira de Ciências Mecânicas e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Publicou mais de 115 artigos em revistas internacionais e outros 80 artigos em conferências, orientou algumas dezenas de alunos de doutorado e de mestrado em sua área de pesquisa. Coordenou projetos de P&D no âmbito do programa da ANEEL para diversas empresas do setor elétrico, como TBE, TAESA, Eletronorte, CELG, State Grid, Plena, etc. Atuou como consultor técnico para várias empresas do setor de transmissão de energia em problemas de análise de sistema de amortecimento para linhas de transmissão, de integridade estrutural e análise de falhas de componentes. É o Coordenador do Laboratório de Fadiga e Integridade Estrutural de Cabos Condutores do ENM-UnB desde 2005. Foi coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas da Universidade de Brasília e Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da mesma instituição.
Fábio Fraga – Eletrobra
Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPE com uma sólida trajetória na área de engenharia de transmissão de energia. Atuou na área de normatização da operação no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) atuou na concepção, projeto básico e projeto executivo de subestações, foi gerente da Divisão de Projeto de Subestações, do Departamento de Engenharia de Subestações e da Superintendência de Engenharia de Transmissão. Atualmente é Gerente Executivo de Gestão de Valor dos Ativos de Transmissão na Eletrobras. Contribuí ativamente no cenário nacional e internacional participando do Cigre. Foi secretário do Comitê de Estudo CE-B3 do Cigre-Brasil e coordenou o Comitê de Estudo CE-B3 do Cigre-Brasil. Atualmente é membro no SAG (Strategic Advisory Group) do Study Committee B3 e consultor técnico do CE-B3. Participou de diversos Working Group internacionais do Study Committee B3 e é coautor do livro CIGRE Substation Reference Book (Green Book). Tem como áreas de interesse as inovações em transmissão de energia, gestão ágil de projetos, gestão de ativos de transmissão, projeto eletromecânico de subestações, equipamentos de subestações, sistemas de aterramento e compatibilidade eletromagnética.
Paulo Gomes – Consultor
Mestrado (1976) e Doutorado (2001) pela UNIFEI, Pós-doutorado (2016) pela COPPE/UFRJ. MBA pela FGV (1995) e pela PUC-RJ em 2007. Trabalhou na ELETROBRÁS de 1974 a 1996 onde exerceu o cargo de chefe da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico, tendo coordenado diversos Grupos de Trabalho do GCOI – Grupo Coordenador para Operação Interligada. Consultor de 1997 a 1998. Engenheiro do ONS de 1999 a 2019 como Gerente Executivo de Estudos, Especiais, Proteção e Controle e, posteriormente como Assessor Técnico da Diretoria de Planejamento e Programação da Operação. Desde 2019 atua como Diretor da PSQ- Power Security & Quality. É membro do CIGRE internacional, tendo recebido os seguintes prêmios: CIGRE Technical Award, CIGRE Distinguished Member, Fellow Member e Honorary Member. É membro do Technical Advisor Group do Study Committee C2 – Operation & Control. Foi coordenador do Comitê 2 “Strong Grid” do GO-15 (grupo composto pelos Operadores com capacidade instalada superior a 60.000 MW) de 2010 a 2019. Panelista convidado em sessões “General Meeting” do IEEE. Foi secretário do CT do CIGRE – Brasil de 2019 a 2022). Professor da UERJ (1996 a 2023). É professor titular do curso de Pós-graduação da PUC-MG. É Membro do Comitê de Energia da Academia Nacional de Engenharia. Possui experiência nas áreas de sistemas de potência, estabilidade eletromecânica, análise de perturbações, controles sistêmicos, serviços ancilares, procedimentos de rede, estudos pré-operacionais e de comissionamento, determinação de limites de transmissão, sistemas especiais de proteção, segurança elétrica e resiliência operativa.
Rogério Peixoto Guimarães – SAE TOWERS
Natural de Belo Horizonte/MG, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1979 com Especialização em Engenharia de Estruturas pela UFMG em 1981. Atuou como Engenheiro Projetista de Estruturas Metálicas para LTs, SEs e Torres de Telecomunicações na empresa SBE no período de 1979 à 1993 e na ABB Ltda no período de 1994 à 2007 como Coordenador e Gerente de Engenharia. A partir de 2007 ocupa o cargo de Gerente de Engenharia da Empresa SAE Towers Brasil Torres de Transmissão Ltda que fornece soluções para o mercado de transmissão de energia. Possui vasta experiência no segmento de engenharia, fabricação e testes de estruturas para linhas de transmissão, tendo participado ativamente dos projetos das estruturas das mais importantes linhas de transmissão do Brasil em 500 kV AC, 765kV AC, + 600 kV DC e + 800 kV DC. Foi secretário do Comitê de Estudo de Linhas Aéreas de Transmissão CE-B2 do Cigré Brasil de 2005 a 2014 e atualmente coordena o Grupo de Trabalho GT-B2.08 Estruturas do mesmo comitê.
José Henrique Machado Fernandes – Consultor
Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade de Brasília – UnB em 1978, com Especialização em Controle de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 1980. Trabalhou como engenheiro na Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte de 1979 a 2017, tendo atuado na área de Planejamento de Sistemas Elétricos, com enfoque nos estudos Elétricos e de Dimensionamento de Linhas de Transmissão. Nesse período participou ativamente dos estudos e dos projetos pioneiros que conceberam e implantaram pela primeira vez no Brasil, as torres raquetes compactas de 500 kV e 230 kV, as estruturas compactas cross-rope de 500 kV, as torres estaiadas monomastro com feixes expandidos de 500 kV e 230 kV, bem como as estruturas para as linhas de +/- 600 kV com cabos de alumínio da Interligação das usinas do Rio Madeira (NBTE) e +/-800 kV do sistema de transmissão associado a UHE Belo Monte (BMTE). Publicou vários trabalhos em seminários nacionais e internacionais nas áreas de Linhas de Transmissão e de Gestão de Empreendimentos de Transmissão. Adicionalmente, foi Coordenador do Comitê de Estudos CE-B2 – Linhas Aéreas do CIGRE-Brasil e membro do Study Committee B2 – Overhead Lines, do CIGRE de 1998 a 2008, bem como Presidente do CIGRE- Brasil de 2007 a 2011. É membro do Conselho de Administração do CIGRE-Brasil desde 2011.
Caio Barra -TABOCAS
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Sócio fundador da Tabocas Participações Empreendimentos S/A, onde atua como Diretor Presidente desde 1999. Com vasta experiência no segmento de Linhas de Transmissão e Subestação, atuou nas empresas Cetenco Engenharia S.A e Nativa Construções Elétricas S.A, de 1977 a 1983, consolidando sua carreira na concessionária Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A, entre 1983 e 2000, onde atuou como engenheiro residente, Superintendências de suprimentos e de construção ,e posteriormente diretor de planejamento e engenharia.
Marcos Henrique K Fernandes – SHEMAR LATAM
Iniciou sua carreira em 2000 como engenheiro eletricista, focando em projetos de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. Trabalhou com importantes empresas no Brasil e no exterior, desenvolvendo mais de 15.000 km de projetos de corrente alternada e contínua. Atuando desde a elaboração de orçamentos, desenvolvimento de projetos e supervisão de todas as fases, participando de todos os leilões da ANEEL desde 2000. Em 2016, passou a atuar em concessionárias de energia elétrica, liderando e otimizando processos complexos, o que trouxe melhorias significativas na eficiência e inovação do setor. Atualmente é Chief Technology Officer (CTO) na Shemar Latam Holding, onde lidera iniciativas tecnológicas e estratégicas, e Diretor Presidente da SSP Transmissora de Energia, supervisionando a gestão completa da empresa.
João José Alves de Paula – ALUBAR
Engenheiro eletricista com 40 anos de experiência no projeto, fabricação e ensaios de cabos elétricos, sempre atuando também na normatização técnica de cabos e instalações elétricas, atualmente faz parte da equipe técnica da Alubar Global Management. Foi professor em cursos de Engenharia Elétrica, é coautor do livro “Guia Média Tensão: Dimensionamento de Cabos”, da Revista Potência e autor do livro “Cabos Elétricos de Potência – Dimensionamento”, da Editora Blücher.
Lucas Gomes de Araújo – EDP
Graduado em engenharia elétrica com ênfase em energia e automação elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Participou da implementação de diversos projetos de energia renovável, desde planta de minigeração distribuída até no projeto e construção de parques eólicos e usinas solares centralizadas. Trabalha a 5 anos na EDP no departamento de engenharia de novos negócios, com conceituação de novos projetos e análises estratégicas de conexão.
Antonio Varejão de Godoy – VP Eletrobras
Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp e MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou na Eletrobras como gerente do Departamento de Desenvolvimento de Projetos Especiais (Procel – 2002 a 2003). Atuou como diretor presidente na Eletrobras Chesf (2014 a 2015); diretor de Engenharia e Construção na Eletrobras Chesf (2015 a 2017), foi o responsável pela implantação das obras de transmissão em carteira da Chesf, de linhas e de subestações de 230 e 500 kV, que estavam atrasadas, sobretudo as ICGs (Instalações Compartilhadas de Geração); diretor de Geração na Eletrobras (2017 a 2019); presidente do Conselho de Administração da NESA (2018 a 2020); assistente do diretor-presidente na Eletrobras Chesf (2019 a 2021), Atuava, até março 2023, como Diretor da Sensatto Energia, diretor da Casaforte Energia e da Casaforte Eólica. Também foi Coordenador Nacional do Comitê de Subestações do CIGRE-BRASIL. Professor licenciado na UPE Equipamentos, Subestações e Gestão de Geração, Ex-professor em MBA na FGV de negócios do setor elétrico. Atualmente está como Vice-Presidente de Operações e Segurança na Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras, desde abril 2023.
Luiz Felipe Guajardo Semensato – TAESA
Luiz Felipe Guajardo Semensato – TAESAEngenheiro Eletricista formado pela UFF, com MBA em Engenharia de Manutenção pela UFRJ e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-MG. Atua no setor de transmissão de energia elétrica desde 2006 e, atualmente, é Engenheiro Especialista de Linhas de Transmissão na TAESA. Também integra o grupo técnico de linhas de transmissão (GTLT) e o Comitê de Gestão da Qualidade (CGQ) da ABRATE. Publicou trabalhos técnicos no ERIAC, SNPTEE e CBMGA, abordando temas relacionados a inspeção e manutenção de linhas de transmissão.
Carla Damasceno Peixoto – Mendes Holler
MBA em Gestão de Recursos Humanos, LACTEC -UFF. Pós-graduação em Sistemas de Potência, COPPE – UFRJ. Engenheira Eletricista, UFRJ. Membro do CIGRE-Brasil CEB1, e Internacional no SC B1 (Cabos Isolados), atuando no Strategic Advisory Group and Tutorial Advisory Group; Convener of the SC B1 Customer Advisory Group, and Women in Energy Representative. Ex Diretora do CIGRE-Brasil, 2019-2023. Experiência em Gestão de Projetos e Instalação de Linhas Subterrâneas como engenheira na concessionária de Transmissão e Distribuição de Energia da Cidade do Rio de Janeiro – LIGHT SESA
Maxwell Martins de Menezess – Enline
Doutor em Engenharia Elétrica pela Unesp de Ilha Solteira e atualmente Gerente de Engenharia na Enline Energy. Tem como foco a otimização de processos e desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas elétricos de potência. Possui experiência em otimização de projetos de linhas de transmissão, cálculo dinâmico da capacidade de transmissão de energia, localização de faltas, medição e verificação de eficiência energética. Já atuou como professor e coordenador de cursos de engenharia, desenvolvendo pesquisas com algoritmos inteligentes para melhorar a confiabilidade e eficiência de sistemas de transmissão e distribuição.
Paulo Cesar Vaz Esmeraldo – POWERCONSULT
Engenheiro Eletricista pela UFRJ, especialista em Sistemas de Transmissão de Energia. MSc pela UNIFEI, IEEE Fellow, CIGRE Technical Committee Award e Membro honorário do CIGRE. Atualmente é Diretor da PowerConsult, empresa de consultoria em sistemas de potência. Anteriormente, entre 2020 e 2024 foi consultor da State Grid Brazil Holding em projetos de P&D. De 2016 a 2020 foi Diretor-Presidente Adjunto da XRTE, responsável pela implantação do Bipolo II UHVDC do Sistema de Transmissão de Belo Monte. Foi Superintendente de Transmissão de Energia da EPE entre 2005 e 2013, envolvido no Planejamento de Transmissão do SIN. Trabalhou 26 anos em FURNAS, onde foi Chefe do Departamento de Planejamento da Transmissão. Autor de mais de cento e cinquenta artigos técnicos em seminários no Brasil e no exterior.
Demetrio Venicio Aguiar – Cemig
Brasileiro, Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, trabalha na Cemig há 37 anos, atuando em diversas áreas da empresa, como operador de subestações, eletricista de linhas e redes, técnico industrial, engenheiro de Segurança do Trabalho e, atualmente, como Engenheiro de Sustentabilidade, na coordenação do processo de Ocupação Humana Sob Linhas de Alta Tensão.
Sergio Oliveira Frontin – UnB
Engenheiro Eletricista formado pela Escola Nacional de Engenharia da UFRJ e Mestre em Sistemas de Potência pelo Rensselaer Polytechnic Institute em Troy (New York – Estados Unidos). Trabalhou em Furnas Centrais Elétricas S.A., Itaipu Binacional, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel e Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Ex-professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Autor e coautor de livros e diversos artigos técnicos publicados em eventos nacionais e internacionais. Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade de Brasília e consultor nas áreas de energia, regulação, geração, transmissão.
Iony Patriota de Siqueira – Tecnix
Possui doutorado (Prêmio Brasil) e graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado (com honras) em Pesquisa Operacional, e MBA em Sistemas de Informação. CIGRE Fellow e IEEE Senior Member, Honorary Member, Distinguished Member, Estrategic Advisor e post-Chairman of Study Committee B5 do CIGRE, Menção Honrosa da Câmara de Deputados do Brasil, membro brasileiro da TC 57 da IEC, presidente da Comissão de Estudos da ABNT sobre Gestão de Sistemas de Energia e Intercâmbio de Informações. Autor de 4 livros em Português e 1 em Inglês, é Coeditor do livro da Springer/Cigre “Electricity Supply Systems of the Future” recentemente traduzido para Chinês. Convenor dos Working Groups B5.32, B5.64 e TF B5.01 do CIGRE. Membro Permanente da Academia Nacional de Engenharia e dos Comitês de Energia e Logística, Presidente da Tecnix Engenharia e Arquitetura, Ex. Diretor Técnico e VP do CIGRE- Brasil.
Angelo Braz Fadini Fabri – Brametal
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Especialista em Estruturas Metálicas pelo INBEC (2017) e Gestão de Projetos pela USP (2024). Atua como Gerente de Engenharia do Produto na Brametal SA e tem vasta experiência no cálculo de estruturas metálicas para linhas de transmissão e subestações de energia. Participou de alguns dos principais empreendimentos do setor nos últimos 15 anos. Foi integrante dos comitês que publicaram as versões mais recentes das normas NBR 17184:2024 – Projeto e execução de torres metálicas treliçadas para linhas de transmissão – Procedimento e NBR 16952:2021: Cantoneiras de aço laminadas à quente para uso em torres de transmissão e distribuição de energia, estruturas de subestações e torres de telecomunicações – Requisitos.
Luiz Filipe Alvarenga – ONS
Engenheiro eletricista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com especialização em sistemas elétricos pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e em engenharia econômica pela UERJ. Trabalhou em consultoria com projetos de linhas de transmissão e atualmente trabalha no ONS, atuando em assuntos relacionados a linhas de transmissão.
Antonio Augusto Bechara Pardauil – Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte.
Engenheiro elétrico graduado pela Universidade Federal do Pará (1985) e possui pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela mesma instituição (1999). Tem especialização em Programas de Gerenciamento da Qualidade Total pela Eletronorte/Fundação Dom Cabral (1996) e certificação em Manutenção Produtiva Total (TPM) pelo Japan Institute of Plant Maintenance, realizado no Japão (2010). Trabalhando na Eletronorte desde 1986, atuou como gerente do Departamento de Geração e Transmissão do Amapá entre 1995 e 2000 e foi membro do Conselho de Administração da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) de 1995 a 2002. De 2003 até maio de 2020, foi superintendente de Gestão dos Ativos de Produção, gerenciando as usinas hidrelétricas Tucuruí, Curuá-Una, Samuel e Coaracy Nunes, além de coordenar contratos de O&M para as Usinas Hidrelétricas de Belo Monte e Pimental. Desde 2003, liderou a candidatura da Eletronorte ao Prêmio Nacional da Qualidade, recebendo o prêmio máximo “Summa cum Laude” em 2016. Atualmente, é Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte, acumulando a função de Diretor de Operação, e também atua como instrutor na formação de gestores na Eletronorte.
Rodrigo Mateini – Hitachi Energy
Graduado em Informática pela UNESA e em Física pela UFRJ, possui mais de 21 anos de experiência no setor elétrico, com foco em sistemas de informação. Atuou em diversos projetos voltados à Gestão de Perdas não técnicas, Automação de Medição de Energia Elétrica e Smart Grid. Tem ampla experiência na definição, implantação e integração de soluções de software, bem como no redesenho de processos de negócio. Fez parte da equipe de arquitetura de projetos de Smart Grid na Espanha e em outros países da América Latina, além de participação em diversos congressos nacionais e internacionais do setor elétrico. Atualmente, lidera o time regional de consultoria em Gestão de Ativos da Hitachi Energy, abordando os principais desafios dos clientes com as soluções de digitalização da empresa.
Marcio Szechtman – Huawei
Foi Diretor de Transmissão da Eletrobras 2019 – 2023 e Presidente do Conselho Técnico do CIGRE 2018 – 2024. Envolvido com a tecnologia HVDC desde a década de 1970 até agora. Foi Diretor Geral do CEPEL – Centro Brasileiro de Pesquisas de Energia Elétrica entre 2017 e 2019. Entre 1997 e 2016, atuou como consultor no Brasil, Índia, Colômbia, Irlanda, Canadá, Paquistão, Chile e Peru, nas áreas de transmissão de energia CA/CC e regulação da transmissão elétrica. Ele esteve profundamente envolvido em muitos projetos de HVDC no Brasil e na Índia. Em 2014 recebeu a Medalha de Ouro CIGRE por suas contribuições para a engenharia elétrica e em 2009 recebeu o Uno Lamm Award do IEEE/PES.
Lucas Gallinari Barbosa – Neoenergia
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, possui MBA em Gestão de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e Pós graduação em Proteção de Sistemas Elétricos, pela Universidade Cidade de São Paulo. Acumula 10 anos de experiência em Operação e Manutenção de Subestações e Linhas de Transmissão, liderando e desenvolvendo equipes. Trabalha atualmente na Neoenergia Transmissora sendo responsável pela O&M de 5500 torres e 3000km de Linhas de Transmissão do Norte e Nordeste.
Ricardo Gonçalves Rios – Consultor
Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia de Bauru e especialização em Gestão de Processos pela FGV. Iniciou suas atividades profissionais na ELETRONORTE, em 1980, atuando em comissionamentos e formação de equipes de operação e manutenção do Sistema de Transmissão e Geração de Tucuruí 500 kV. Exerceu funções Gerenciais em Centros de Operação de Sistemas, Departamentos, incluindo a UHE-Tucuruí, onde coordenou a elevação do reservatório, da cota de 72 para 74m e a implantação da Metodologia TPM da JIPM do Japão. Foi Assistente Técnico da Presidência e Diretorias da Eletronorte, Membro de Conselhos de Administração de SPE`s e CIGRE, Diretor de Engenharia da Centrais Elétricas do Pará – CELPA, onde implantou e coordenou a interligação da área Oeste, do Sistema de Transmissão da empresa ao Sistema Interligado Nacional – SIN e Diretor de Gestão Corporativa da Eletronorte. Atualmente é Consultor.
Ivo Sechi Nazareno – Secretário de Leilões – ANEEL;
Engenheiro eletricista graduado pela Escola Federal de Engenharia de ltajubá (1999), Mestre (2003) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2009). Foi engenheiro eletricista da distribuidora Caiuá Serviços de Eletricidade S/A de 2000 a 2004. Desde junho de 2005 é especialista em regulação da ANEEL. Foi superintendente adjunto da Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão – SRT de julho de 2011 a fevereiro de 2013, quando foi nomeado superintendente da Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição – SCT, cargo que ocupou até abril de 2023. Foi, entre agosto de 2012 e dezembro de 2013, presidente da Comissão Especial de Licitações da ANEEL. Em maio de 2023, assumiu como secretário na Secretaria de Leilões – SEL, e como Presidente da Comissão Permanente de Leilões – CPL, da ANEEL.
Reinaldo da Cruz Garcia – EPE
Engenheiro Eletricista, Mestre em Sistemas de Potência pela Universidade de Brasília (UnB), especializado em Regulação dos Serviços Públicos de Energia Elétrica e Gás pela USP e Unicamp. Sua trajetória na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) começou entre 1998 e 2007, tendo atuado ativamente na implantação do novo modelo do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), principalmente nas regras de transmissão e geração durante a transição dos contratos iniciais. Em seu retorno à ANEEL em 2011, Garcia se sobressaiu como Especialista em Regulação na área de transmissão e Coordenador da Contratação e Prestação de Serviços de Transmissão. Ele também apoiou a Coordenação dos Processos de Leilões de Transmissão AC e DC, atuando ativamente na instrução técnica dos editais de transmissão de importantes empreendimentos do país. A partir de 2021, tornou-se assessor da Diretoria da ANEEL, envolvendo-se em diversos processos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de energia. Garcia também acumulou experiência no Operador Nacional do Sistema (ONS) e no Ministério de Minas e Energia como Consultor Técnico de Planejamento, e na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) entre 2009 e 2011 como Analista de Pesquisa Energética. Recentemente, ele ocupou o cargo de Diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia, tendo atuado nos processos e programas de governo associados às pastas das Secretarias Nacional de Transição Energética e Planejamento, de Energia Elétrica, de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Geologia, Mineração e Transformação Mineral.
Roberto Gomes Peres Junior – ONS
ENgenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília – UnB, com pós-graduação em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, pós-graduação em Proteção de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e MBA Master em Desenvolvimento Gerencial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Trabalhou no Centro Nacional de Operação do Sistema – CNOS da Eletrobras de 1989 a 1999 e, desde o ano 2000 trabalha no Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, onde atualmente ocupa o cargo de Gerente de Análise do Desempenho e de Custos da Operação.
Luis Alessandro Alves – TAESA
Ocupa o cargo de Diretor Executivo de Implantação na Taesa. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, com pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP e MBA em gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui mais de 28 anos de Experiência no Segmento de Energia, com foco em Operação, Manutenção e Expansão e com atuação em grandes empresas do setor de energia elétrica.